Mundo da Cacatua

Cacatua ou Catatuas são aves psitaciformes, pertencentes à família Cacatuidae. São muito semelhantes aos papagaios em relação ao bico em formato de banana e morfologia zigodáctila dos pés.

Bastante barulhenta e colorida, a cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca. As cacatuas são psitacídeos grandes, dotados de um penacho que é erguido em exibições de corte.

Encontradas apenas no Sudeste Asiático e na Austrália, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes. Reúnem-se em grandes bandos, vivem em ambientes relativamente úmidos e têm cauda curta. Alimentam-se principalmente no solo.

A cacatua têm uma expectativa de vida que varia de 30 a 75 anos. São aves extremamente dóceis e brincalhonas, se adquiridas em um cativeiro. Podem aprender a cantar e a falar. Atingem tamanhos que variam de 35 a 70 centímetros. O que torna a Cacatua particular é a sua crista, que levanta e abaixa dependendo do seu estado de humor.

Em suma, são bichinhos muito divertidos, que emitem diversos sons e são dançarinos muito talentosos. “Quando criadas em cativeiro desde filhotes, as Cacatuas podem ser muito mansas e carinhosas com seus proprietários e se tornam muito dependentes dos mesmos, como discutido anteriormente. Por isso, elas devem ser adquiridas por pessoas que tenham tempo hábil e disposição para se dedicar a ave, pois podem se tornar verdadeiros ‘filhos’”.

Mundo da Cacatua - Aves Exoticas

Atendimento Web Whatsapp

Aves Exóticas – Cacatua

As aves são animais extremamente sociáveis e com uma inteligência acima da média, a cacatua conhecida como uma das aves assustadoramente inteligentes. Diversas aves são consideradas animais de estimação exóticos, como papagaios, calopsitas, canários ou periquitos. Outras são consideradas ornamentais tais como patos, cisnes, pavões ou galinhas.
A inteligência destes bichos é impressionante, aprendem com muita facilidade a abrir gaiolas, e a pegar em pequenos objetos como isqueiros, canetas, relógios, pulseiras, cordões, dentre outros, podendo representar um perigo para o animal. Portanto, é importante deixar estas pequenas coisas longe de seu alcance. Uma das formas de ultrapassar este problema é ter alguns brinquedos próprios para ela ou também lhe dar nozes ou castanhas para se entreter. Se se sentirem esquecidas ou abandonadas, tendem a arrancar as penas e a destruir tudo o que tenham à volta, sejam plantas, mobília, eletrodomésticos, e até mesmo roupas.

CONHEÇA NOSSAS AVES EXÓTICAS

Temos aves como papagaios, Cacatuas, Ring Neck entre outras.

Deseja adquirir um animal desta espécie, tente conhecer primeiro sua origem. É sempre fundamental efetuar a compra de um animal que seja criado em um cativeiro. Eles são mais afetuosos e  brincalhões com o seu dono, com isso, tornam-se extremamente doces quando se tem muito tempo para lhes dispensar.

Todas nossas aves são comercializadas no Mundo da Cacatua, e são  reproduzidas em cativeiro conforme nossa autorização pelo IBAMA, desde recém-nascidos nossas aves recebem muito carinho e atenção. Alimentamos manualmente desde os primeiros dias de vida, com isso os nossos filhotes ficam mais mansos, carinhosos e companheiros.

Criadouro Profissional

Entre em contato conosco, responderemos seu e-mail o mais breve.
Sua opinião, sugestão ou críticas são muito importantes para nós..

Entre em Contato com o Mundo da Cacatua

TODAS AS AVES QUE COMERCIALIZAMOS SÃO AUTORIZADAS PELO IBAMA
O Criadouro Mundo da Cacatua está devidamente autorizado e apto a criar e comercializar psitacídeos silvestres da fauna nacional e exótica, nascidos em cativeiro, com saúde e extremamente companheiros.

Como Adquirir Aves de Forma Legal!

Em geral, as aves são uma boa opção de animais de estimação e principalmente para pessoa que não possuem  tempo ou disposição  para passear com gatos ou cães e  possuem alergia a gatos, por exemplo. Outro fator são quando não possuem espaço dentro de casa..

Mas, apesar de muitos desses pets serem naturais da fauna brasileira, é necessário que seja obtido os mesmo dentro da legalidade, pois irá garantir além de uma boa saúde, contribuirá para inibir o tráfico destes animais. Já no caso de aves exóticas, ou seja, que não são naturais da fauna do País, o comércio ilegal e o contrabando, além de predatórios, podem causar efeitos negativos nos ecossistemas brasileiros.

Sempre procure por estabelecimentos que possam emitir nota fiscal e que sejam idôneos, oferecendo às aves boas condições sanitárias. Se você tem dúvidas, entre no site do Ibama, ou peça indicação a um veterinário de sua preferência.

Em que fase da ave que devo comprar?

Em bons criadouros, geralmente, as aves devem estar alertas e ativas, com penas bonitas.  Por tanto quando for comprar, a idade ideal é a do desmame, ou seja, quando a ave não estiver mais comendo papinha, que é a fase onde mais problemas podem surgir. Uma vez em seu novo ambiente, ofereça ao animal rações extrusadas de boa qualidade. São os alimentos mais apropriados pois são balanceados, e possuem todo os ingredientes necessários ao animal.

E claro, ter tempo e disponibilidade, já que alguns desses pets têm uma expectativa de vida muito maior do que a de um cão, por exemplo. Há casos que uma ave viva até  de 63 anos, que pode acabar vivendo em muitos casos mais que muita gente. Calopsitas, por exemplo, vivem em média 12 anos. Jandaias, 20 anos. Papagaios e araras podem viver de 60 a 80 anos. Sem exagero, são amigos para a vida toda e merecem todo carinho e cuidado!